Olá pessoal! Adivinhem quem está de volta? Isso mesmo, sou eu, o estagiário de Darta trazendo um pouco de alegria durante essa quarentena. E falando em quarentena, nem tudo é tristeza. Já vimos aqui mesmo na Tribuna, pessoas ajudando e sendo ajudadas durante essa pandemia. E isso é incrível! Hoje vou compartilhar com vocês uma história que está fazendo muito sucesso.
Você deve estar se perguntando o que é esse show de Cloro & Kina, certo? Explico! Aqui em Curitiba, dois educadores sociais, Sandra Regina Ribeiro Freitas e Ademir Aguiar, do Centro de Atividades para Idosos (Cati) Boa Vista, encontraram uma maneira maravilhosa de alegrar os idosos durante a pandemia do Coronavírus. Eles se transformam na dupla Cloro & Kina e se apresentam todas as terças-feiras, além de gravarem vídeos para enviar aos usuários da unidade via whatsapp.
Para animar os idosos, eles fazem paródias de músicas conhecidas e também transmitem mensagens educativas sobre a importância do uso de máscaras e álcool em gel, lembrando a todos sobre o distanciamento social e a saída de casa apenas em casos de emergência.
Em maio, Cloro & Kina gravaram seu primeiro vídeo vestidos de palhaço e boneca Emília, cantando e dançando com um violão, enfatizando a necessidade de se proteger do Coronavírus e de poder encontrar seus amigos novamente no futuro. Na última semana, eles criaram um clipe com fotos dos idosos em diversas atividades realizadas desde dezembro de 2018 até o final do ano passado.
E as novidades não param por aí! A dupla ganhou mais um membro, a Hidroxi, que será interpretada pela educadora social Daniele Túlio do Cras Pilarzinho. Os vídeos têm como objetivo animar os idosos e mostrar que, mesmo distantes das atividades do Cati, eles não estão sozinhos. De acordo com Cloro & Kina, os vídeos têm feito muito sucesso, a ponto dos idosos pedirem por novas brincadeiras no grupo do whatsapp e até gravarem seus próprios vídeos das atividades durante a quarentena para compartilhar no grupo.
O Cati Boa Vista atende a 256 idosos, sendo que pouco mais de 80 deles estão no grupo do whatsapp. Durante essa pandemia, a tecnologia tem sido crucial para manter a conexão entre amigos e familiares. Parece que essa galera animada não para, não é mesmo?
Até o Darta está pensando em entrar para o grupo… (risos)