Muito provavelmente você já ouviu que colaboradores felizes resultam em produtividade, criatividade, lealdade e metas atingidas.
Inclusive, um estudo conduzido pela Robert Half aponta que 89% das empresas entrevistadas reconhecem que há uma associação entre a felicidade de seus colaboradores e os resultados da organização.
Como felicidade e produtividade refletem no desempenho, você sabe como está a performance dos seus times? Consegue dizer quais pontos precisam ser melhorados no geral e individualmente? O que pode ser mantido?
Para obter esses e (muitos) outros insights você pode utilizar a ficha de avaliação de desempenho de funcionário, uma ferramenta poderosa para o departamento de Recursos Humanos. Entenda sobre ela a seguir.
O que é uma ficha de avaliação de desempenho de funcionário?
A ficha de avaliação de desempenho de funcionário é um formulário de avaliação de desempenho. Por meio dela, o RH e os gestores medem a performance de cada colaborador da organização.
Além disso, ao analisar a avaliação é possível ter uma visão mais estruturada sobre o desenvolvimento de cada profissional.
Desse modo, fica fácil identificar o que precisa ser melhorado, como a empresa e seus líderes podem ajudar seus colaboradores a crescerem, o que pode ser feito para aumentar a satisfação no trabalho, quais pontos fortes merecem ser celebrados, e outras questões.
Observe ainda que, muito mais do que avaliar aspectos positivos e negativos dos talentos de uma empresa, a ficha de avaliação de desempenho de funcionário impulsiona feedbacks construtivos e a criação de planos de desenvolvimento individualizados.
Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta que aproxima líderes de seus liderados, abrindo espaço para o diálogo.
Benefícios de usar uma ficha de avaliação de desempenho
Adotar a ficha de avaliação é uma maneira de gestores identificarem talentos para uma possível mudança de cargo.
Do mesmo modo, ela ajuda a reconhecer os colaboradores que precisam de uma capacitação específica ou uma melhor orientação em suas atividades.
No tópico acima comentamos que o formulário de avaliação de desempenho abre espaço para o diálogo, certo?
Isso ocorre porque ele fornece insights para estabelecer uma linha de comunicação mais clara sobre as expectativas de ambos os lados e o desempenho desejado.
Assim, cada colaborador consegue entender o que a empresa espera deles, bem como se torna mais capaz de identificar os pontos que precisa melhorar.
Vale destacar que, a partir do momento que percebe que seu líder está genuinamente interessado em ajudá-lo, o funcionário mostra-se mais engajado e satisfeito com seu trabalho. O resultado é aumento na produtividade e na retenção de talentos.
É importante salientar também que a ficha é uma maneira de averiguar se os talentos estão focados nas metas certas e contribuindo para os resultados esperados.
Colocando de outra maneira, com ela a empresa é muito mais capaz de garantir que seus colaboradores estejam alinhados aos objetivos da organização.
Adicionalmente, como esse tipo de formulário fornece dados reais sobre o desempenho dos funcionários, ele tem o benefício de dar uma base sólida para tomadas de decisão em relação a promoções, aumentos salariais e recompensas.
👉 16 principais benefícios da avaliação de desempenho
Como criar uma ficha de avaliação de desempenho do zero
…