Quem trabalha com RH sabe bem que o recrutamento e seleção (R&S) de pessoas são duas das atividades mais estratégicas dessa área.
Não é por acaso: contar com os melhores profissionais é imprescindível para o crescimento sustentável de qualquer empresa e é justamente nas etapas de seleção e recrutamento que essa jornada começa a se desenhar.
Mas, para que essa estratégia seja de fato bem sucedida, é preciso que o recrutador esteja por dentro das melhores práticas do mercado.
Ao longo deste conteúdo, você vai aprender mais sobre o conceito de R&S, incluindo as principais atividades e os profissionais da área, além do passo a passo para contratar os melhores talentos e muito mais. Vamos nessa?
O que é recrutamento e seleção?
Recrutamento e seleção é uma atividade do RH focada em atrair, entrevistar e contratar os candidatos mais qualificados e com fit cultural com a empresa. Este processo é dividido em duas etapas distintas: recrutamento e seleção.
É importante destacar que, com o avanço tecnológico, tem sido cada vez mais comum encontrar empresas que recorrem a softwares de recrutamento e seleção a fim de facilitar essas etapas.
👉 Técnicas de recrutamento e seleção: Guia atualizado para o RH
Qual a diferença entre recrutamento e seleção?
Recrutamento e seleção são dois processos fundamentais para o RH, mas cada um tem um papel distinto e, ao mesmo tempo, complementar.
Enquanto o recrutamento visa a busca de profissionais que estejam alinhados com uma oportunidade de trabalho específica, a seleção faz a triagem os currículos recebidos para identificar quais são os candidatos mais compatíveis com o perfil buscado pela empresa.
Na tabela abaixo listamos algumas das diferenças entre seleção e recrutamento. Confira:
Recrutamento | Seleção |
O recrutamento é o processo inicial. | A seleção é o processo final. |
É o processo de atrair e procurar candidatos que sejam qualificados para a vaga. | É o processo de pré-seleção de candidatos, montagem e decisões finais de contratação. |
Inicia-se com a procura de novos candidatos e termina com o encerramento das candidaturas. | Tem início após o encerramento das candidaturas e termina com a decisão de contratação. |
Quais são as atividades da área de seleção e recrutamento?
Agora que você já entendeu o conceito de recrutamento e seleção, é hora de compreender quais são as atividades envolvidas durante esse processo. As principais atividades da área incluem:
- Análise e descrição de cargos;
- Divulgação de vagas;
- Triagem de currículos;
- Condução de entrevistas;
- Aplicação de testes de personalidade e/ou técnicos;
- Fornecimento de feedback aos candidatos;
- Negociações de propostas;
- Integração (onboarding) dos novos colaboradores.
Quem são os profissionais de recrutamento e seleção?
Para encontrar os melhores profissionais do mercado de trabalho, a equipe de R&S é formada por diferentes talentos, cada um com habilidades e funções específicas.
Abaixo, vamos explicar os diferentes papéis e entender como cada um contribuir para o sucesso do processo de recrutamento.
Headhunter
Tem como principal função procurar talentos no mercado e convencê-los a se juntar à empresa. Geralmente, possui uma ampla rede de contatos, em diferentes setores, assim consegue identificar rapidamente os candidatos mais adequados para a vaga em questão.
Recrutador
Conduz o processo de recrutamento, desde a publicação da vaga até a seleção dos candidatos mais qualificados. Realiza a triagem dos currículos recebidos, agenda as entrevistas e verifica as referências dos candidatos.
Business Partner
O profissional Business Partner é o responsável por ajudar no desenvolvimento e implementação de estratégias do RH para alcançar os objetivos de negócio. Trabalha com a colaboração com as lideranças da empresa para entender as necessidades da organização e assim, garantir que as estratégias de R&S estão alinhadas.
Talent Acquisition
O Talent Acquisition integra a equipe de RH com o foco de ampliar o banco de talentos da empresa, buscando profissionais altamente qualificados. Seu trabalho é cíclico e ininterrupto, ou seja, mesmo sem vagas em aberto, é preciso construir e manter um pipeline de pessoas de alta performance.
Analista de Recrutamento e Seleção
Esse profissional cuida dos processos operacionais, ou seja, criar e manter o banco de dados dos candidatos, gerenciar o fluxo de informações e preparar relatórios e análises dos dados do processo de recrutamento e seleção.
Psicólogo
O profissional de Psicologia pode atuar em diferentes etapas do processo de recrutamento e seleção, como, por exemplo, na aplicação de testes psicológicos e dinâmicas de grupo, conduzir entrevistas comportamentais e avaliar as habilidades dos candidatos.
Traz uma visão mais aprofundada sobre o comportamento humano e as motivações dos candidatos, ajudando a entender melhor se eles estão alinhados a cultura organizacional.
👉 Você também pode se interessar:
Quais são os tipos de recrutamento?
Conhecer os diferentes tipos de recrutamento é fundamental para poder escolher aquele que está mais adequado à necessidade e à estratégia da sua empresa. Os mais comuns são:
- Recrutamento interno: nesse tipo, os colaboradores podem se candidatar às vagas em aberto. É vantajoso porque os profissionais já fazem parte da empresa e, muitas vezes, conseguem se adaptar rapidamente a novas posições.
- Recrutamento externo: é quando a procura pelos candidatos é feita através da divulgação das vagas nas redes sociais, sites de vagas ou página de carreira da empresa. Pode ajudar a trazer mais diversidade e inclusão para a equipe.
- Recrutamento misto: a combinação entre recrutamento interno e externo. Possibilita que a companhia aproveite as habilidades dos colaboradores atuais, enquanto também busca novas perspectivas para o time. Dependendo da vaga, pode ser a estratégia mais eficaz.
- Recrutamento online: utiliza a internet para anunciar vagas e encontrar candidatos. É uma maneira rápida e eficiente de ter um alcance maior para as vagas em aberto e, assim, encontrar os talentos qualificados para o cargo em questão.
- Recrutamento às cegas: busca avaliar os candidatos com base em suas habilidades e qualificações, deixando de lado preconceitos ou suposições que possam atrapalhar o processo.
Como funciona o recrutamento para PJ?
O recrutamento para pessoa jurídica (PJ) é um processo que envolve a contratação de profissionais como prestadores de serviços, em vez de trabalhadores formais.
Esse processo inclui a divulgação da vaga em plataformas específicas, avaliação de habilidades técnicas, negociação de contratos com termos claros sobre duração, entregáveis e remuneração.