Posted On September 2, 2024

Análise comportamental: em quais contextos o RH pode utilizar

Jetta Perivolaris 0 comments
>> Uncategorized >> Análise comportamental: em quais contextos o RH pode utilizar

Um RH que mapeia e compreende o comportamento das pessoas está muito mais preparado para tomar boas decisões. E é por apoiar esse processo que a análise comportamental é tão valiosa.

Com essa ferramenta em mãos, é possível melhorar a qualidade na contratação de talentos, criar programas de treinamento e desenvolvimento mais eficazes, reduzir a rotatividade de pessoal e muito mais.

Quer descobrir todas as vantagens que a análise comportamental pode oferecer e, também, como utilizá-la na sua empresa? Então, junte-se a nós e aproveite a leitura deste post!

Modelos de plano de ação para cada perfil comportamental

O que é análise comportamental?

A análise comportamental é um método de investigação empregado para mapear os padrões de comportamento de um indivíduo e entender como ele tende a agir em determinadas situações.

Por meio dessa abordagem, é possível identificar as motivações, valores e reações emocionais que influenciam as decisões e atitudes de cada pessoa.

Vale mencionar que tudo isso é feito a partir de testes que classificam os participantes conforme seus perfis comportamentais.

Quais são os 4 tipos de perfis comportamentais?

Existem diferentes métodos e testes de perfil comportamental. Mas a metodologia DISC é, sem sombra de dúvidas, uma das mais utilizadas pelo RH.

Basicamente, esse teste se propõe a traçar quatro perfis principais:

Dominância (D)

O perfil de Dominância é composto por pessoas extrovertidas, diretas e orientadas para resultados. Elas são capazes de tomar decisões rápidas, não têm medo de confronto e são impulsionadas por metas ambiciosas.

Influência (I)

O perfil de Influência recebe esse nome porque reúne pessoas que têm uma facilidade natural para construir relacionamentos e influenciar os outros.

Aqueles que pertencem a esse grupo são comunicativos, carismáticos e tendem a tomar decisões guiadas pelos sentimentos.

Estabilidade (S)

Pessoas com perfil de Estabilidade são mais introvertidas, porém, elas adoram trabalhar em equipe, são ótimos ouvintes e tendem a ser leais e de confiança. No ambiente de trabalho, preferem um ritmo mais constante e previsível.

Conformidade (C)

Neste grupo, estão as pessoas com um perfil mais analítico, detalhista e preciso. Em geral, elas tendem a agir com ponderação na hora de tomar decisões e são bastante focadas em qualidade.

Contextos em que o RH pode utilizar a análise comportamental

Entender em qual perfil os profissionais se encaixam pode apoiar o RH de várias maneiras. Confira, a seguir, em quais contextos a análise comportamental é bem-vinda:

Recrutamento e seleção

Uma das principais finalidades da análise comportamental é auxiliar o RH na identificação de candidatos que se alinhem com as necessidades da função e com a cultura da empresa.

Sem contar que, ao avaliar as características que predominam em cada perfil, também é possível selecionar profissionais cujas habilidades complementam a equipe atual.

Gestão de equipes

Entender os estilos de trabalho e as motivações de cada membro da equipe torna muito mais fácil para o líder distribuir tarefas de maneira eficaz, melhorar a comunicação e resolver conflitos de forma construtiva.

Na prática, as informações obtidas por meio da análise comportamental favorecem a construção de times mais coesos e colaborativos.

Desenvolvimento de liderança

Com base nos perfis comportamentais, o RH pode identificar profissionais com potencial para cargos de liderança no futuro e também criar programas de desenvolvimento que atendam às necessidades específicas dos líderes atuais.

Dessa forma, é possível fomentar uma gestão cada vez mais eficaz e alinhada com os objetivos da empresa.

Treinamento e desenvolvimento (T&D)

A análise comportamental pode apoiar as ações de treinamento e desenvolvimento de duas maneiras principais.

Primeiro, ela oferece uma visão sobre os estilos de aprendizagem e preferências dos funcionários, facilitando a criação de treinamento para colaboradores mais envolventes e personalizados.

Em segundo lugar, a análise ajuda a identificar as áreas de desenvolvimento de cada funcionário, permitindo que as iniciativas de T&D sejam direcionadas para fortalecer habilidades essenciais para o crescimento profissional.

Engajamento e retenção de talentos

Quando o RH obtém sucesso nas estratégias apresentadas acima, o resultado é a construção de um ambiente de trabalho que favorece a satisfação do colaborador.

Em essência, a análise comportamental é uma ferramenta valiosa para ajudar o setor a desenvolver ações que atendam às motivações e expectativas dos funcionários, permitindo que eles se sintam valorizados e incentivados a dar o melhor de si.

E, como você já deve saber, promover o engajamento da equipe é indispensável para aumentar a retenção de talentos a longo prazo.

Como fazer a análise comportamental na sua empresa?

Agora que você já sabe como a análise comportamental pode transformar a gestão de pessoas para melhor, chegou o momento de aprender a utilizá-la.

Confira o passo a passo que preparamos para te ajudar:

Escolha a ferramenta adequada

Sua primeira missão é pesquisar as diferentes ferramentas de análise comportamental disponíveis no mercado, a fim de escolher a que melhor se adapta às necessidades da sua empresa e que forneça as informações que você deseja obter.

O Feedz Persona, por exemplo, é um teste de personalidade baseado na metodologia DISC, que gera resultados baseados em quatro dimensões: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.

Forneça treinamento para a equipe de RH

Após escolher a ferramenta, o próximo passo é garantir que a equipe de RH saiba utilizá-la de forma eficaz. Afinal, o sucesso dessa estratégia depende da habilidade do time em interpretar os resultados e aplicá-los corretamente aos processos de gestão de pessoas.

Idealmente, o treinamento deve abranger tanto o uso técnico da ferramenta quanto a interpretação dos perfis comportamentais.

Integre aos processos de RH

Com a ferramenta certa em mãos e a equipe devidamente preparada, o RH está pronto para integrar a análise comportamental aos seus processos.

Isso envolve cruzar os dados obtidos com outras informações sobre os colaboradores e utilizá-los para tomar decisões mais informadas e estratégicas, seja no recrutamento e seleção ou no desenvolvimento de pessoas.

Monitore continuamente

Por fim, é preciso avaliar a eficácia das ações implementadas com base nas análises e, sobretudo, monitorar regularmente como os perfis comportamentais estão influenciando o desempenho e o engajamento dos colaboradores.

Esse acompanhamento contínuo é o que garantirá que a análise comportamental continue a agregar valor à gestão de pessoas.

Conheça o Feedz Persona e avalie padrões comportamentais com o teste DISC

Se você chegou até aqui, não pode ir embora sem antes conhecer mais detalhes sobre o Feedz Persona, nossa solução de avaliação comportamental.

O Feedz Persona é um teste de personalidade que oferece previsibilidade sobre as reações dos colaboradores em diferentes contextos. Desse modo, ele é um aliado e tanto na criação de estratégias alinhadas ao perfil de cada profissional.

Conheça os principais diferenciais da ferramenta:

Related Post

Clima organizacional: o que é, exemplo de pesquisa pronta em PDF e mais

Foi-se o tempo em que um local de trabalho com altos níveis de pressão e…

eNPS: o que é, importância, cálculo e exemplos de perguntas

Vamos falar sobre eNPS? Esse indicador-chave de desempenho (KPI) é fundamental para o sucesso de…

Melhores práticas para avaliação de experiência em grandes empresas

A avaliação de experiência em grandes empresas fornece insights valiosos sobre como os colaboradores enxergam…