Se um dos objetivos da sua empresa este ano é formar equipes com uma variedade de perspectivas, experiências e habilidades, então uma coisa é certa: ela precisa olhar para a diversidade no recrutamento e seleção (R&S).
Criar estratégias para eliminar vieses inconscientes nos processos seletivos, ampliar o alcance das vagas e garantir que todos os candidatos tenham oportunidades iguais de sucesso é um dos primeiros passos para que esse propósito seja alcançado.
Pensando nisso, hoje estamos aqui para mostrar quais práticas, ferramentas e técnicas podem ser adotadas para potencializar a atração e contratação de talentos diversos. Vem com a gente!
O que é diversidade no processo seletivo?
A diversidade no recrutamento e seleção se refere à adoção de estratégias específicas para garantir que candidatos diversos sejam considerados de maneira justa e equitativa para ocupar uma vaga.
Seu objetivo é ampliar as oportunidades de empregos para pessoas de diferentes origens, gêneros, etnias, idades, orientações sexuais e habilidades físicas e mentais, favorecendo assim a construção de equipes que refletem a pluralidade da sociedade.
Por que investir na diversidade no recrutamento e seleção?
Como já mencionamos, construir processos seletivos focados em diversidade é uma etapa essencial na formação de times mais diversos e inclusivos.
Se você ainda tem dúvidas sobre a importância desse esforço, confira os principais benefícios que a Diversidade e Inclusão (D&I) podem trazer para as empresas:
Incentivo à inovação
Promover uma ampla gama de perspectivas, experiências e habilidades é uma das principais formas de criar um ambiente propício para a criatividade e inovação.
Para se ter uma ideia mais clara, uma pesquisa realizada pela Accenture revelou que empresas que investem em D&I são 11 vezes mais inovadoras e seis vezes mais criativas que as demais.