Posted On August 27, 2024

Como criar uma política de treinamento e desenvolvimento na empresa

Jetta Perivolaris 0 comments
>> Uncategorized >> Como criar uma política de treinamento e desenvolvimento na empresa

Contar com uma boa política de treinamento e desenvolvimento na empresa pode transformar a dinâmica organizacional. Mas, mesmo sabendo disso, muitos profissionais de RH têm dúvidas sobre por onde começar.

O universo do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) é vasto e pode incluir várias estratégias. O segredo do sucesso está em saber identificar quais são as prioridades e descobrir o que realmente funciona para a sua equipe.

Neste post, vamos te guiar nesse processo e explorar os passos necessários para criar um programa imbatível. Não deixe de conferir!

Baixar o guia com exemplos de PDI para colaboradores

O que é uma política de treinamento e desenvolvimento?

A política de treinamento e desenvolvimento nada mais é do que um documento que estabelece as diretrizes para capacitar e aprimorar as habilidades dos colaboradores.

É nela que estão contidas as informações mais importantes sobre o processo de formação contínua dos funcionários, incluindo os métodos, objetivos, responsabilidades e recursos necessários para alcançar bons resultados.

Quais são os principais tipos de treinamento e desenvolvimento?

Como vimos, a política de treinamento e desenvolvimento abrange, entre outros aspectos, os métodos que a empresa utiliza para capacitar seus colaboradores.

Para acertar na escolha, é essencial que o RH conheça as principais opções disponíveis nessa área. Por isso, preparamos uma lista com os principais tipos de treinamento:

  • Treinamento de integração: também conhecido como Onboarding, tem como objetivo facilitar a adaptação de novos colaboradores na empresa.
  • Treinamento comportamental: visa o desenvolvimento de habilidades interpessoais (soft skills), como comunicação, trabalho em equipe e empatia.
  • Treinamento técnico: foca no desenvolvimento de habilidades técnicas (hard skills) necessárias para a execução das tarefas diárias, como, por exemplo, o uso de um novo sistema.
  • Treinamento de reciclagem: se propõe a atualizar as competências dos colaboradores em suas respectivas áreas de atuação.
  • Treinamento de SST: aborda as principais normas de saúde e segurança do trabalho.
  • Mentoria e coaching: envolve o acompanhamento e orientação de profissionais mais experientes.
  • Treinamento de liderança: prepara futuros líderes e gestores ao concentrar-se no desenvolvimento das habilidades essenciais para a liderança, tais como gestão de equipes e resolução de conflitos.

Além dos treinamentos específicos, muitas empresas oferecem Planos de Desenvolvimento Individual (PDI).

Esses planos incluem uma combinação de treinamentos, que são personalizados para atender às necessidades e objetivos de cada colaborador e promover o crescimento contínuo deles.

Related Post

Como manter o engajamento em grandes empresas

É inegável que, à medida que o número de colaboradores cresce, os desafios da gestão…

O papel da liderança na implementação de um programa de PLR

Aumento da produtividade e do engajamento, redução do turnover e do absenteísmo e fortalecimento da…

Outubro Rosa: o que é, como surgiu e 14 ações para fazer na sua empresa

As campanhas de Outubro Rosa têm sido essenciais para sensibilizar a população sobre os riscos…