Posted On July 23, 2024

Como fazer uma avaliação de desempenho justa e transparente

Jetta Perivolaris 0 comments
>> Uncategorized >> Como fazer uma avaliação de desempenho justa e transparente

A avaliação de colaboradores é uma ferramenta para guiar o desenvolvimento profissional e, como consequência, o desenvolvimento da empresa. Para que atinja os resultados desejados, é fundamental garantir uma avaliação de desempenho justa.

Quando ela é realizada de maneira transparente e imparcial, os colaboradores se sentem motivados, engajados e satisfeitos. Eles sabem que a empresa trata todos da mesma forma e que, portanto, apoia todos a crescerem. 

A seguir, veja a importância da avaliação de performance, os princípios que garantem sua imparcialidade e transparência, os passos essenciais para implementá-la corretamente e as melhores ferramentas para auxiliar nesse processo.

Acessar página para baixar o kit de avaliação de desempenho atualizado

O que é e qual a importância da avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho (AD) é um processo para analisar e medir a performance dos colaboradores. Ela analisa também os trabalhos realizados por cada funcionário e mede os resultados obtidos.

Trata-se ainda de uma ferramenta de gestão de pessoas muito utilizada pelas organizações, especialmente porque com ela é possível avaliar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados.

Assim, podemos dizer que a AD ajuda na evolução profissional dos trabalhadores e no crescimento da empresa. Além de apoiar no desenvolvimento de carreira, existem outros motivos que destacam a importância da avaliação de colaboradores. São eles:

  • Identificar talentos;
  • Alinhar expectativas;
  • Promover o desenvolvimento de competências;
  • Tomar decisões informadas sobre promoções e recompensas.
  • Facilitar a identificação de áreas que necessitam de melhorias;
  • Promover uma cultura de aprimoramento contínuo.

 

Outra beleza da avaliação de desempenho é que a ferramenta fornece informações valiosas para os gestores darem feedback construtivo e definirem planos de desenvolvimento de carreira.

Princípios de uma avaliação justa e transparente

Existem diferentes tipos de avaliação de desempenho, como a avaliação 180 graus, a avaliação 360 graus, a autoavaliação, a por competência e outras. 

Cada uma possui suas vantagens, mas para que todas elas apresentem resultados é necessário que sejam justas e transparentes. A fim de conseguir isso na avaliação de desempenho você pode seguir quatro princípios básicos, que são:

  1. Objetividade: a avaliação de performance dos colaboradores deve utilizar critérios claros e mensuráveis para analisar o desempenho, pois isso evita os julgamentos subjetivos e garante objetividade ao processo.
  2. Transparência: os colaboradores precisam entender como a avaliação ocorrerá, os critérios utilizados para avaliá-los e como os resultados serão utilizados. 
  3. Feedback construtivo: de nada adianta os funcionários preencherem a avaliação e não terem um retorno dela. Para tanto, os líderes devem apresentar os resultados de maneira clara e construtiva, destacando pontos fortes e áreas de melhoria.
  4. Registrar o que foi conversado: o registro da conversa sobre os resultados da avaliação contribui para evitar que o gestor diga uma coisa e o colaborador entenda de outra maneira (e vice-versa). Isso traz mais traz mais transparência e assegura o comprometimento de ambas as partes.

 

Passos para fazer uma avaliação de desempenho justa e transparente

Você entendeu os princípios de uma avaliação de desempenho justa e transparente. Agora vem a pergunta: como colocar tudo isso em prática e elaborar uma AD que garante equidade e transparência? Dê uma olhada neste passo a passo:

Explique os objetivos

O termo “avaliação” costuma assustar muitas pessoas. Como medo e pânico não ajudarão em nada os funcionários, a primeira coisa a fazer é explicar o que é e para que ela serve, enfatizando as suas vantagens.

Em seguida, os objetivos precisam ser informados. Adotar essa prática faz com que todos entendam o quão importante é a avaliação para o desenvolvimento profissional. Reforce também o fato de que a AD serve para ajudar os colaboradores, não para penalizá-los. 

Escolha o tipo de avaliação

Conforme comentamos, existem diferentes tipos de avaliação de desempenho. Cada um atende a objetivos específicos. Sendo assim, dependendo do que se espera atingir com a AD, escolha qual modelo aplicar.

Uma vez decidido o tipo, explique aos colaboradores como a AD será conduzida. Aqui não nos prolongaremos no assunto, mas você pode conhecer mais sobre os modelos de avaliação de performance em:

👉 12 tipos de avaliação de desempenho e como escolher

Defina os critérios de avaliação

A avaliação de desempenho traz muitas vantagens, porém, sem a definição dos critérios que serão usados para analisar os colaboradores fica difícil para o RH e os líderes extraírem insights

Esse é o motivo pelo qual uma avaliação de desempenho justa e transparente requer a definição de métricas e critérios para mensurar a performance de cada avaliado. Alguns exemplos que podem ser utilizados:

  • Produtividade;
  • Cumprimento de prazos;
  • Cumprimento de metas;
  • Iniciativa e proatividade;
  • Trabalho em equipe;
  • Habilidades de comunicação ;
  • Competências técnicas;
  • Flexibilidade e adaptabilidade

 

Importante: não esqueça de comunicar aos colaboradores quais são os critérios da avaliação.

Desenvolvimento e aplicação

As avaliações de desempenho costumam ser aplicadas por meio de um questionário com perguntas abertas, fechadas ou mistas. 

Quando for elaborá-lo, lembre-se que ele precisa englobar todos os critérios definidos na fase inicial de planejamento. Também é preciso ter em mente os objetivos com a avaliação.

Após ter sido elaborada, a AD é encaminhada aos colaboradores envolvidos. 

Com o propósito de garantir que todos saibam o que precisa ser feito, oriente sobre como devem preenchê-la. Reforce a necessidade de serem honestos, pois a avaliação serve para ajudá-los a evoluir.

Alguns modelos de AD podem trazer mais dúvidas. É o caso da autoavaliação. Saiba mais em:

👉Como orientar os colaboradores a realizar a autoavaliação de desempenho

Devolutiva

A avaliação de colaboradores foi elaborada e aplicada. Agora é a hora de dar a devolutiva. Esse é um momento esperado pelos funcionários, pois é quando eles recebem o retorno sobre o desem

Related Post

Outubro Rosa: o que é, como surgiu e 14 ações para fazer na sua empresa

As campanhas de Outubro Rosa têm sido essenciais para sensibilizar a população sobre os riscos…

O papel da liderança na implementação de um programa de PLR

Aumento da produtividade e do engajamento, redução do turnover e do absenteísmo e fortalecimento da…

Como criar um programa de desenvolvimento de líderes

Nem todas as empresas sabem como identificar e treinar novos líderes, afinal, é preciso focar…