Implantar a cultura de feedback nas empresas ajuda a solucionar problemas como falta de engajamento e propósito, além de impactar positivamente nos resultados e no clima organizacional.
Criar uma cultura de feedback é uma das melhores maneiras de criar um ambiente de trabalho mais positivo e feliz, porque, se seus colaboradores se sentirem à vontade para compartilhar o que pensam, é mais provável que sejam felizes e engajados em tudo que fazem.
No conteúdo de hoje, vou te explicar como fazer isso de forma prática e eficiente. Bora lá?
O que é cultura de feedback?
A cultura de feedback é a criação de um ambiente de trabalho onde líderes e demais colaboradores estão abertos ao diálogo sobre assuntos com pontos fortes, melhorias, entregas, comportamentos e performance no ambiente de trabalho.
Uma vez instalada, essa cultura permite que:
- Os colaboradores enxerguem como está seu desenvolvimento na empresa e entendam seus pontos altos e baixos;
- Os líderes tenham o mesmo retorno e ainda consigam prevenir crises ao entenderem o momento e propósito de cada profissional;
- E que nada fique dito pelo não dito, tendo todos a clareza do que está acontecendo no negócio naquele momento.
Nesse sentido, basicamente todos os problemas que são causados por falta de informação, comunicação ou direcionamento, podem ser resolvidos por meio de uma cultura de feedback.
Conheça 5 benefícios de uma cultura de feedback
Muitas pessoas se perguntam “por que dar feedbacks?” Se você é uma delas, então confira esses 5 benefícios da prática.
1. Empoderamento dos funcionários
Dar voz aos funcionários é ouvi-los, deixá-los compartilhar suas ideias e preocupações e, em última análise, criar um sentimento de reconhecimento e apreciação. Isso, por sua vez, aumenta sua proatividade e inovação.
2. A cultura de feedback promove a mentalidade de crescimento
Ao estabelecer uma troca frequente de feedbacks, os funcionários desenvolvem uma mentalidade focada em avanços e melhorias, seja em seu comportamento ou nas suas entregas.
3. Economiza tempo e dinheiro da organização
A avaliação de desempenho anual pode desperdiçar tempo e recursos. Ter sessões curtas de feedback regulares pode evitar problemas que surgem ao longo do ano e ajudar a realinhar ao longo do caminho, em vez de prolongar os problemas até a próxima avaliação.
4. Cria um ambiente de trabalho mais feliz
Um local de trabalho focado na negatividade ou uma cultura de culpa terá um impacto sério no bem-estar e no desempenho dos funcionários.
Ter uma qualidade de vida no trabalho melhora o nível de desempenho e o engajamento das pessoas. Ou seja, dar um feedback pode ser encorajador e traz mais felicidade para o dia a dia dos colaboradores.
5. Criação de uma base de dados
Ainda é possível reunir dados dos feedbacks para identificar padrões de comportamento, a fim de aprimorar algumas práticas, implantar iniciativas de gestão de pessoas ou oferecer o apoio que o colaborador precisa para se desenvolver.
Apesar de na teoria parecer fácil implantar uma cultura de feedback, bastando marcar horários para conversar, na prática, isso envolve mais coisas.
Ou seja, é necessário convencer os colaboradores da importância dessa ação, mostrar como e o que fazer a partir do feedback.
Agora, vamos ver na prática como implementar uma cultura de feedback.