A reunião individual entre líder e liderado é uma prática que vem ganhando relevância crescente dentro da gestão de pessoas. Mas é inegável que as vantagens da one on one para gestores de grandes equipes são ainda maiores.
À medida que o time cresce, a comunicação eficaz e a manutenção de um ambiente de trabalho produtivo tornam-se mais complexas. E é exatamente nesses contextos que as reuniões 1:1 demonstram todo o seu potencial.
Se você deseja entender como a adoção dessa prática pode transformar para melhor a dinâmica de grandes equipes e, principalmente, como implementá-la, junte-se a nós na leitura deste post!
O que é uma reunião one on one?
Uma reunião one on one, ou simplesmente 1:1, nada mais é do que um encontro individual e regular entre duas pessoas. Ela costuma ser realizada entre o líder e um membro de sua equipe, e tem como foco principal abordar assuntos relacionados ao trabalho
Durante a one a one, muitos tópicos podem vir à tona. Mas, em geral, esse é um momento propício para que líder e liderado conversem sobre:
Resumindo, as reuniões 1:1 representam um canal direto, seguro e regular para o feedback. Elas costumam durar no máximo 30 minutos e ocorrem semanal ou quinzenalmente.
Benefícios da one on one para grandes equipes
O estabelecimento de vínculo entre líder e liderado é fundamental para o sucesso dessa relação. Mas, como você deve imaginar, não é tão simples para o gestor criar essa conexão quando ele precisa gerenciar um número alto de funcionários.
Facilitar a criação de laços, contribuindo para a construção de confiança mútua, é um dos grandes benefícios da one a one para gestores de grandes equipes. Mas há muitos outros pontos positivos que também entram nesta equação.
O uso estratégico desta ferramenta também:
- Facilita correções rápidas e ajustes necessários para melhorar o desempenho individual dos colaboradores;
- Garante que mensagens importantes sejam claramente transmitidas e compreendidas, reduzindo equívocos;
- Ajuda a identificar oportunidades de treinamento e crescimento contínuos;
- Permite o mapeamento de questões que podem passar despercebidas no dia a dia, garantindo que elas sejam solucionadas antes de se tornarem problemas ainda maiores;
- Assegura que as metas e expectativas estejam claramente alinhadas, tanto no nível individual quanto de equipe, contribuindo para uma maior coesão;
- Ajuda a monitorar o clima organizacional e identificar áreas que podem ser melhoradas, favorecendo assim a construção de uma ambiente de trabalho mais positivo para…