O candidato passou pelo processo de seleção, foi contratado e meses depois pediu demissão. Existem muitos motivos para isso ter ocorrido, mas quando a situação parece se repetir, pode significar que tem algo errado com o processo em si.
Geralmente, isso mostra que o recrutamento e seleção não está estruturado o quanto deveria, resultando em contratações desalinhadas e, muito provavelmente, em alto turnover.
Para mudar o cenário, é preciso aprimorar cada uma das etapas.
Se você precisa de ajuda nisso, está no lugar certo. A seguir, entenda o que é processo seletivo, quais são suas fases e como otimizá-lo. Aproveite!
O que é processo seletivo?
O processo seletivo é um conjunto de etapas aplicadas para encontrar o candidato ideal. Por “candidato ideal” entenda um profissional com fit cultural, engajado, motivado e com probabilidades maiores de permanecer na empresa por mais tempo.
Entenda ainda que o processo seletivo inicia com o recrutamento e se encerra no processo de contratação. Ele surge da necessidade de suprir uma vaga, seja porque alguém saiu da empresa ou foi promovido, ou porque a organização está em fase de expansão.
No processo seletivo são analisados, dentre outros pontos, as soft skills e hard skills de um candidato, e os valores que possui (para identificar se há aderência com a cultura da empresa).
Vale pontuar que da seleção depende o sucesso da empresa, pois uma contratação errada pode trazer diversos problemas para o clima organizacional, desempenho do time e até mesmo para os resultados gerais.
Etapas do processo seletivo
Você entendeu o que é processo seletivo e o quanto ele é importante para a sustentabilidade de todas as organizações a longo prazo. A fim de colocar em prática um processo eficaz, existem algumas etapas que não podem ser deixadas de lado. São elas:
Planejamento e preparação
Tudo inicia com um bom planejamento. Nesta primeira etapa, o recrutador ou gestor de RH precisa entender as demandas do cargo. Por exemplo, por que a vaga está em aberto? O que é exigido? A contratação será temporária? É necessário alguém experiente?
Essas questões ajudam a formular, planejar e preparar o anúncio da vaga, as estratégias para avaliação de candidatos, as técnicas para entrevistas e os critérios para seleção, e a tomar a decisão final.
👉 Como a inteligência artificial ajuda no recrutamento e seleção?