Já ouviu falar de recrutamento às cegas? Trata-se de uma técnica de seleção de pessoal que minimiza vieses ao ocultar informações pessoais dos candidatos. Empresas que a adotam visam, dentre outras coisas, promover a diversidade e a igualdade.
Conhecido também por seleção oculta, este tipo de formato causa muitas dúvidas. Para esclarecê-las, preparamos este artigo no qual abordamos o que é recrutamento às cegas, vantagens e desvantagens e muito mais. Boa leitura!
O que é recrutamento às cegas?
O recrutamento às cegas é um método de recrutamento que deixa de lado as características pessoais do candidato para focar nas suas habilidades técnicas e comportamentais.
Em outras palavras, qualquer informação que possa gerar algum tipo de discriminação é ocultada.
Dados como nome, idade, gênero, residência, instituição de ensino frequentada, locais em que trabalhou e cor da pele não são de conhecimento dos recrutadores e dos gestores nas etapas iniciais do processo.
Como você pode imaginar, existem vantagens e desvantagens da seleção às cegas, mas é importante entender que este tipo de recrutamento visa garantir a imparcialidade no processo seletivo.
Aqui você pode se perguntar: mas os processos seletivos não devem ser sempre imparciais. Sim, claro! O problema é que sabemos que isso nem sempre acontece.
Não é tão incomum assim que os vieses inconscientes – que são as inclinações automáticas que influenciam nossas decisões não intencionalmente – interfiram no julgamento de recrutadores e gestores.
É o caso, por exemplo, de sentir empatia ou apego a algumas características pessoais de um candidato.
Para evitar isso e, de quebra, garantir uma contratação mais justa, imparcial e certeira, é que existe o recrutamento às cegas. Para isso, ele foca 100% nas soft skills e hard skills.
👉 Como evitar esses erros no processo de recrutamento e seleção
Vantagens do recrutamento às cegas
… (conteúdo continua)