A reunião One-on-One é uma das ferramentas que gestores podem utilizar para motivar colaboradores. Não apenas isso, mas também para o desenvolvimento profissional de cada indivíduo de uma empresa.
Também conhecida por 1:1, esse modelo de reunião refere-se a uma conversa periódica entre líder e liderado. Muitos gestores negligenciam a ferramenta, o que é um erro, pois ela pode trazer diversos benefícios.
Ao longo deste texto, você vai entender o que é reunião One-on-One e ter algumas dicas de como conduzi-la com eficiência. Aproveite!
O que é uma Reunião One-on-One (1:1)?
Uma reunião One-on-One (ou 1:1, one-to-one, 1 on 1 ou one2one) designa um modelo de conversa entre um líder e seu liderado, em um lugar privado, com duração curta e com uma periodicidade definida.
Sendo mais específico, esses encontros costumam durar no máximo 30 minutos e ocorrem semanal ou quinzenalmente. O ideal é que o espaço de tempo entre uma e outra reunião não ultrapasse 30 dias.
Perceba que as reuniões One-on-One são diferentes daquelas que acontecem entre um gestor e diversos colaboradores, por exemplo. Colocando em outros termos, uma 1:1 seria o famoso “cara a cara”.
Empresas adotam essa ferramenta por diversos motivos, como:
- Revisar projetos em andamento;
- Definir prioridades;
- Dar e receber feedback;
- Conhecer melhor o colaborador e suas necessidades;
- Motivar o funcionário;
- Discutir possíveis problemas na equipe ou no ambiente de trabalho;
- Identificar desafios ou potenciais conflitos;
- Discutir plano de carreira;
- Alinhar expectativas;
- Entre outros.
Benefícios da reunião One-on-One
Uma One-on-One beneficia todos os envolvidos. A seguir elencamos alguns benefícios do modelo:
Faz o colaborador se sentir valorizado
Em uma one2one o colaborador é ouvido e pode falar abertamente sobre diversos assuntos. O líder, por sua vez, mostra interesse no que o liderado tem a dizer. Como resultado, o funcionário sente-se valorizado e torna-se mais confiante no dia a dia.
Aliás, o fato de o gestor disponibilizar um espaço na agenda mostra o quanto ele se preocupa com o bem-estar e o desenvolvimento do profissional. Tudo isso contribui para a sensação de valorização no ambiente de trabalho.
Impulsiona o desenvolvimento profissional
Nas reuniões One-on-One o líder tem a oportunidade de conhecer melhor cada colaborador. O gestor pode, então, discutir aspirações de carreira, projetos de interesse do subordinado e oportunidades de desenvolvimento.
Ao perceber que a empresa se preocupa e está interessada com o seu crescimento, o funcionário, além de sentir-se mais feliz e realizado no trabalho, tende a permanecer na organização por um período maior.
Gestores estabelecem uma relação de confiança
Como as reuniões 1:1 são individuais e devem ocorrer periodicamente, com o passar dos meses os líderes passam a conhecer melhor seus liderados, ao mesmo tempo que os liderados ganham mais confiança em seus líderes.
Colaboradores sentem-se à vontade inclusive para falar sobre a vida pessoal. Como sabemos, questões que envolvem o lado privado dos funcionários podem afetar até mesmo o desempenho no trabalho.
Um diálogo aberto entre gestores e colaboradores cria também um relacionamento duradouro que se traduzirá em melhora na lealdade e no engajamento dos funcionários.
Mais eficácia na gestão
As one on ones ajudam gestores a entenderem quando o funcionário ou até mesmo a equipe está desmotivada, estressada ou com uma carga de trabalho elevada, por exemplo.
Também faz com que líderes fiquem a par do andamento de projetos para que possam tomar decisões mais eficazes sempre que necessário.
Qual a diferença entre one-on-one e feedback?
A principal diferença entre os dois é que a reunião one-on-one é uma conversa mais…