Encontrar os talentos certos para fazer parte de uma organização é uma tarefa que exige do RH estratégias bem elaboradas. Contudo, tão importante quanto atrair essas pessoas, é conseguir retê-las.
Embora o turnover seja inevitável, quando ele é muito alto costuma sinalizar problemas que podem atrapalhar os resultados da empresa. Uma maneira de avaliar isso é analisando a taxa de retenção de funcionários.
Você sabe o que é e como calcular esse indicador? Entenda neste artigo, e veja também qual é a taxa ideal, como melhorá-la na sua empresa e muito mais. Bora lá!
O que é taxa de retenção de funcionários?
A taxa de retenção de funcionários é um indicador que mostra a porcentagem de colaboradores que permanecem na empresa em um determinado período, em comparação com o número total de funcionários nesse mesmo período.
Em outras palavras, ela ajuda a entender a capacidade de uma organização de evitar o turnover, isto é, a rotatividade.
Aqui vamos abrir um parênteses para dois termos: rotatividade e retenção. Apesar de os dois estarem relacionados, esses termos referem-se a aspectos diferentes dentro da gestão de pessoas.
Para você entender, vamos começar com: o que é retenção de empregado? Basicamente, a retenção mostra a capacidade de uma organização de manter seus funcionários.
E o que é rotatividade? Já a rotatividade refere-se à taxa em que os funcionários saem da empresa, seja de forma voluntária (quando o funcionário decide sair) ou involuntária (quando a empresa decide pela demissão).